O Clube  
     
     
  O Académico Futebol Clube de Martim nasceu em 1964, graças a um punhado de jovens idealistas como Gaspar Martins e Vítor da Fonte. Ainda frágil, a equipa escolhe o negro como cor dos primeiros equipamentos e começa a dar os primeiros pontapés na bola, num pequeno terreno situado no Lugar da Venda.
  Este primeiro campo, do tempo em que se costumava dar a conhecer os resultados dos derbys aos adeptos do outro lado do rio através de pombos correio e em que os bilhetes, de um escudo eram feitos à mão. Outra curiosidade era a de os jogadores terem de contar com um poste eléctrico, ali instalado bem no meio do terreno!
  No inicio da década de setenta, o Académico Futebol Clube de Martim inauguraria, em Martim d´Além, o actual Campo 9 de Julho.
Tendo-se filiado na AF Braga em 1972 e tendo subido nos últimos anos todos os degraus, está neste momento no topo do Futebol Regional.
Tem no seu historial as várias subidas de divisão, já foi semifinalista da Taça da AF Braga e obteve uma classificação de 3º lugar no Campeonato da Divisão de Honra, o que lhe permitiu participar na edição de 1999/2000, na Taça de Portugal.
  Tem também nos últimos anos apostado na formação de camadas jovens, o que faz que este Clube tenha já um lugar de destaque no seio da Associação de Futebol de Braga.  
 


 

 
 
     
  Copyright 2007 Junta de Martim. Todos os direitos reservados. handmade by "Brainhouse e Tripledesign"