Historial
 
 
Tudo começou quando duas alunas das aulas condução de Alzira Cunha (as duas de Vilar do Monte), lhe disseram que jogavam futebol, convidando-a para treinar com elas. Os treinos eram aos domingos de manhã em Vilar do Monte.
Alzira Cunha, como sempre gostou de futebol, no domingo seguinte (1 de Março de 1998) apresentou-se no campo para treinar.
No segundo domingo levou a sua filha consigo (Hélia) e no terceiro já convenceu mais duas jogadoras (Maria e Liliana). Ao quarto treino já foram necessários dois carros para levar as jogadoras de Martim ao treino em Vilar do Monte. Já não fazia sentido levar tanta gente para treinar para Vila do Monte e assim resolveram começar a treinar, aos domingos de manhã, em Martim.
O número de atletas foi aumentando e Alzira Cunha pediu ajuda a Amadeu Lopes para colaborar com ela nos treinos. Assim, nasceu a equipa de Futebol Feminino de Martim. A equipa foi participando em alguns torneios e ganhou a sua primeira taça ao defrontar a sua 'equipa berço' - o Vilar do Monte.
Mais tarde, em Outubro de 1998, pensou-se em realizar um torneio de Futebol de 5 que viria a ter início em Janeiro de 1999. O torneio foi organizado pela Casa do Povo de Martim, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos, e contou com a presença de várias equipas (Martim; Areias de Vilar; Sequeira; S. Bento da Várzea; Sequeade; S.ta Eugénia; Vila Boa; Couto Cambeses; Bastuço S. João). Com este torneio o Martim conseguiu o terceiro lugar com atletas apenas da sua freguesia, obtendo 28 pontos, 32 golos marcados e 11 sofridos tendo a melhor defesa do campeonato, conjuntamen- te com o Couto Cambeses.
As dificuldades surgiam a cada passo que se dava e era necessário o apoio de mais pessoas. Foi nessa altura que Alberto Mendes foi convidado para ajudar a treinar a equipa.
 
Inscrição da Associação de Futebol de Braga
 
Com o sucesso do torneio, um responsável da Associação de Futebol de Braga (Amorim), convenceu a equipa a entrar na Federação de Futebol de 11 e, assim, surge a actual Equipa de Futebol Feminino da Casa do Povo de Martim.
No primeiro campeonato, na época 1999/2000, a equipa de Martim ficou em 3.º lugar e na época seguinte, 2000/2001, classificou-se em 2.º lugar.
 
Subida à 1.ª Divisão Nacional
 
Na época de 2001/2002, com o alargamento a nível nacional, a equipa de Martim foi promovida à 1.ª Divisão Nacional de Futebol Feminino. Numa primeira fase, são apuradas as duas primeiras equipas que depois vão disputar com as equipas (classificadas também em 1.º e 2.º lugares) das zonas centro e sul para encontrar a campeã nacional. Na segunda fase do campeonato, as outras equipas jogam entre si e a que ficar classificada em último lugar desce ao Regional.
Nesta época, participaram na 1.ª fase, além de Martim, as equipas de Gatões, Boavista, Várzea, Belinho, Vilar do Pinheiro, Fonte Boa e Vinhós. A equipa feminina de Martim ficou classificada em 6.º lugar e passou a disputar a segunda fase do campeonato, ficando classificada em 5.º lugar. Nesta época, três jogadoras foram convocadas para estágio pela Associação de Futebol de Braga, uma delas foi seleccionada para representar a associação.
Na época 2002/2003, a primeira fase foi disputada entre as equipas de Martim, Gatões, Belinho, Vilar do Pinheiro, Fonte Boa, Várzea, Sequeira e Vinhos. As equipas de Gatões e Belinho ficaram nos primeiros lugares e vão jogar para se apurar a campeã nacional. As outras seis equipas, inclusive Martim (classificada em 7.º lugar, com os mesmos pontos do 6.º lugar) passaram à 2.ª fase do campeonato (fase de Despromoção da 1.ª Divisão), que teve início no dia 9 de Fevereiro de 2003. A secção de futebol feminino da Casa do Povo de Martim terminou na primeira posição a fase de despromoção do Campeonato Nacional de Futebol Feminino, confirmando o comando com 23 pontos.
Na final da Taça da Associação de Futebol de Braga, a equipa de futebol feminino da Casa do Povo de Martim defrontou a equipa da Várzea, acabado por perder por 2-1.
Vera e Catarina, da equipa de Martim, foram chamadas à Selecção Nacional para disputar o Torneio Internacional Sub-18 em Elvas.
 
 
 
 
 
 
 
  Junho 2002 - treino para torneio Triângular, Belinho.
 
 
 
 
 
 
 
     
  Copyright 2007 Junta de Martim. Todos os direitos reservados. handmade by "Brainhouse e Tripledesign"