Historial
 
 
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim, integra as freguesias de Martim, Pousa, Encourados e Areias de Vilar.
 
Estas freguesias situam-se na margem esquerda do rio Cávado, a cerca de 10 Km da cidade de Barcelos, cidade que tem o "galo" como seu símbolo, reconhecido aliás a nível nacional e internacional.
 
Ajoelhadas estas freguesias aos pés da serra de Airó, donde se divisa um extenso e fértil vale, "nasceu" o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim, que procura ser a expressão das Gentes de Martim e freguesias circunvizinhas, que se encontram associadas há mais de 60 anos à sua Casa do Povo.
 
Esforçando-se por conservar o rico património dessas populações o Grupo Folclórico, nasceu no ano de 1983, actuando pela primeira vez e oficialmente constituído, nas festas da Senhora do Rosário, em Sequeira -Braga.
 
Após a sua formação e aparição em público, tem participado a nível nacional e internacional em festas, de cariz profano ou religioso e festivais quer em Portugal quer no Estrangeiro, promovendo o seu festival bienal desde 1989.
 
Constituído particularmente por jovens, este Grupo nasceu com dois grandes objectivos:
 
a. Promover entre os jovens o aspecto recreativo, a ocupação saudável dos tempos livres, através de manifestações musicais e coreográficas que constituíram no passado uma enorme fonte de prazer e de beleza.
 
b. Pesquisar, recolher, preservar e divulgar o património musical e coreográfico das gentes da zona geográfica e cultural, compreendida pelas freguesias de Martim, Pousa, Encourados e Areias de Vilar, freguesias situadas entre a cidade de Barcelos, concelho, e, a cidade de Braga, distrito.
 
O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim, apresenta-se com trajos do Vale do Cávado ou de Capotilha, Trajo da Ribeira, Sequeira, Encosta, Barcelos.....
 
Constituído por cerca de 60 elementos, tem no seu repertório Malhão da Serra de Airó, Lirói, Vira da Penide, Moinho de Vento, Vira do Labriosque, Pai do Ladrão, Rusga, etc., cantigas estas, recolhidas na zona geográfica da Casa da Casa do Povo de Martim.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     
  Copyright 2007 Junta de Martim. Todos os direitos reservados. handmade by "Brainhouse e Tripledesign"