O Dia de Martim está à porta e os martinenses esperam ansiosamente de um ano para o outro pelo Dia de Martim, um dia muito especial para todos os martinenses.
Muita animação, música e convívio é o que se espera no próximo dia 15 de Agosto. Pelo sexto ano consecutivo ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Martim, em Barcelos, promove o ‘Dia de Martim’. O convite especial é feito, como sempre, a todos os Martinenses. “Cada ano que passa há mais martinenses a participar nesta grande festa e isso é sinal que as pessoas já consideram o 15 de Agosto uma verdadeira tradição”, confidenciou o presidente da Junta de Freguesia, António Carvalho.
A iniciativa da Junta de Freguesia continua a movimentar todos os Martinenses, sem excepção, para um dia diferente. “Aproveitando o facto de a maior parte das pessoas estar de férias e os nossos emigrantes também estarem por cá, a Junta de Freguesia pensou em juntar todos num convívio saudável, dando-lhes a possibilidade de participarem numa série de actividades e, também, de ‘matarem’ saudades da Terra e das gentes de Martim”, justificou o autarca.
Ao convívio juntam-se ‘ingredientes’ necessários para uma boa festa: eucaristia, rally paper, prova de atletismo, piquenique, jogos tradicionais, música e muitas surpresas para todas as idades e todos os gostos. “Todos os anos mantemos o mesmo programa porque ele foi aceite muito bem por todos. Naturalmente, há sempre novidades e boas surpresas para também criar mais expectativas.
Programa tradicional
mas sempre com surpresas
O programa para o ‘Dia de Martim’, apesar de ter sempre muitas novidades e surpresas, continua a manter algumas tradições que são para manter este ano.
O dia começa bem cedo, pelas 7 horas, com uma Eucaristia por todos os Martinenses na Igreja Paroquial de Martim. A manhã é ocupada, ainda, com a prova de Rally Paper pela freguesia sempre com muitos participantes e recheada de aventuras e surpresas durante o percurso. A prova de atletismo, modalidade com muita tradição na Terra, é dedicada exclusivamente para os mais pequenos. E este ano, espera-se muitos mais participantes masculinos e femininos.
A hora do almoço é a mais esperada por todos. Os Martinenses saem de casa de farnel ‘às costas’, tal e qual manda a tradição, e encontram-se no campo da Junta de Freguesia, perto da igreja, pelas 12.30 horas. Ali convivem e confraternizam com os familiares, amigos e Martinenses, em geral, sempre num ambiente saudável.
Durante a tarde, há jogos tradicionais para os menos novos e para os mais pequenos estão a ser preparadas inúmeras surpresas. A música não vai faltar e sempre com a voz e os pezinhos de dança de Martinenses. Sobem ao palco, durante a tarde e noite, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim, cantares ao desafio e uma banda da terra convidada.
Ao cair da noite é tempo de reforçar energias. O jantar, como não podia deixar de ser, é oferecido pela organização. Sardinhada e caldo verde são a ementa.
No final da noite, a música vai continuar a ‘chamar’ o mais atrevidos para a dança… até à meia-noite, hora em que, religiosamente, termina, o ‘Dia de Martim’.
“Esperamos que todos venham à festa porque o convívio vai, naturalmente ser a ‘palavra de ordem’.
Registo
de canídeos e gatídeos
Toda a informação sobre as licenças e o registo.
SABER MAIS