O renovado e requalificado recinto de Santo António, em Martim, recebe, este ano nas gradiosas Festas em honra do santo, entre os próximos dias 10 e 13 de Junho, os cantores Tony Carreira e Romana. Além dos cabeças de cartaz há, ainda, cantares ao desafio e folclore. A par da música e do fogo de artifício, as cerimónias religiosas prometem, também, trazer muitas centenas de pessoas a esta freguesia barcelense.
As festas começam já na próxima quinta-feira, feriado, pelas 17 horas com a abertura das Festividades com a actuação do grupo ‘Cantares do Silveiro’. À noite, a partir das 20.30 horas há cantares ao desafio com a participação do Loureiro de Barcelos, da Celeste da Barca, da Adília de Arouca e do Soalheira de Guimarães. A primeira noite de festa encerra, pelas 22.30 horas, com uma sessão de fogo de artifício.
Para sexta-feira, dia 11 de Junho, está marcada para as 21 horas a Missa Cantada, Benção do Pão e Sermão na Capela em Honra de Santo António.
No final das cerimónias religiosas sobe ao palco o ‘Trio Boémios’. Pelas 24 horas é lançada uma sessão de fogo de artifício e, 15 minutos depois da meia-noite actua a famosa artista ‘Romana’.
No sábado, entra no requalificado recinto de Santo António o Grupo zés Pereira e os seus gigantones, que irão percorrer todos os lugares da freguesia. Pelas 19 horas realiza-se a missa vespertina na Igreja Paroquial de Martim.
A partir das 22 horas sobe ao palco o grupo musical ‘UKAPA’. No final da actuação, os foliões podem apreciar uma grande sessão de Fogo de Artifício e Pirofantasias. Para depois das 00.30 horas subir ao palco o tão esperado Tony Carreira.
No domingo, Dia de Santo António, ao romper da aurora há alvorada com salva de morteiros. Às 7 horas é celebrada a missa na Igreja Paroquial e e pelas 10 horas há missa cantada na Capela de Santo António.
Ao início da tarde chega ao recinto a Fanfarra dos escuteiros de Sequeira, Braga. Meia hora depois, entra no recinto a Banda Musical de S. Miguel de Cabreiros, Braga. Os actos religiosos na Igreja Paroquial, começam pelas 16 horas, seguidos de uma Majestosa Procissão com vários andores, dezenas de figurados, Banda de Música, Fanfarra e Cavalaria da Guarda Nacional Republicana. No final da procissão, a Banda Musical apresenta o seu vasto reportório.
Ao início da noite, pelas 20 horas, é tempo de folclore no recinto do Santo António com a presença do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, de Viana do Castelo, e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim. A festa deste ano encerra com uma grande sessão de fogo de artifício e preso pelas 23 horas.
Registo
de canídeos e gatídeos
Toda a informação sobre as licenças e o registo.
SABER MAIS