Martim vive nos próximos dias 13, 15, 16 e 17 de Junho a festa em honra ao Santo António. Todos os anos, por esta altura, centenas de pessoas das freguesias vizinhas 'invadem' Martim para assistir, sobretudo, à grandiosa Procissão em honra do santo, aos concertos e, claro, às sessões de fogo de artifício.
Para quarta-feira, dia de Santo António, dia 13 de Junho, está previsto a partir das 21 horas, a celebração da Missa cantada, benção do Pão e Sermão em honra de Santo António. No final, a partir das 22 horas, é tempo de dar um pezinho de dança com o grupo 'Cantares da Nossa Aldeia'. No final será lançada uma sessão de fogo de artifício.
Mas a festa não se fica por aqui. Na sexta-feira, dia 15 de Junho, a banda Républika sobe ao palco, a partir das 22 horas, para animar os presentes. Uma hora depois é a vez do artista Jorge Loureiro encantar com as suas músicas. A música dá lugar a uma sessão de fogo de artifício depois da 00.30 horas. A festa termina com nova actuação da banda Républika.
No sábado, dia 16 de Junho, a partir das 8 horas, dá entrada no recinto de Santo António o Grupo de Zés P'reiras de Barcelinhos, que irão percorrer todas as ruas da freguesia de Martim. A missa vespertina na igreja paroquial começa às 19 horas.
Com a chegada da noite começa também a música para animar as milhares de pessoas, que neste dia visitam Martim. A banda Zona Norte actua às 22 horas. Uma hora mais tarde é a vez da famosa banda GNR subir ao palco e encantar todos os presentes com as suas famosas músicas. O dia não podia terminar sem o lançamento de uma sessão de fogo de artifício, preso e de jardim que dará cor e vida aos céus a partir da 00.30 horas. A música regressa ainda ao palco com a banda Zona Norte.
Procissão conta com
centenas de figurados
O último dia de festa, domingo, dia 17 de Junho, ao romper da aurora, a alvorada é dada com uma salva de morteiros. A missa das 7 horas realiza-se na igreja paroquial, já a das 10 horas acontece, como é hábito, na Capela de Santo António, com a participação do grupo coral da freguesia.
Durante a tarde, a partir das 14.30 horas, entra no recinto os Gaiteiros de Manchadoira, de Espanha. Meia hora depois é a vez de entrar também no recinto a Banda de Música de Antas, no concelho de Esposende.
Os actos religiosos na igreja paroquial começam às 16 horas, seguindo-se a majestosa procissão com vários andores, centenas de figurados, banda de música, gaiteiros e cavalaria da Socavalos.
A actuação da banda de música, apresentando o seu vasto reportório, inicia-se pelas 18.30 horas.
A partir das 20 horas é tempo de actuarem o Grupo Folclórico da Trofa e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim.
A festa deste ano termina, por volta das 23 horas, com uma sessão de fogo de artifício.
Registo
de canídeos e gatídeos
Toda a informação sobre as licenças e o registo.
SABER MAIS
