A Junta de Freguesia de Martim associou-se à tradição do Arco de Romaria há nove anos, quando a autarquia recuperou este ícone do nosso concelho. E este ano a tradição repete-se.
"Estamos orgulhosos, mais uma vez, da nossa terra. E os martinenses que se dedicam de corpo e alma a estas iniciativas estão de parabéns e merecem o nosso respeito e obrigado", confidenciou o presidente da Junta de Freguesia de Martim, António Carvalho, mostrando-se orgulhoso pelo arco típico de romaria. "É sempre feito com o objectivo de recuperar as nossas tradições", frisou.
Reconhecendo o valor patrimonial destes adornos, há alguns anos a empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC) decidiu revitalizar a tradição dos Arcos de Romaria. O desafio interessou aos responsáveis das freguesias e, de ano para ano, as participações têm sido em cada vez maior número. Também a cada ano que passa a organização das Festas das Cruzes tem procurado introduzir uma inovação e, por isso, há nove anos decidiu promover um concurso de Arcos. O presidente da Junta de Freguesia de Martim, que acompanhou sempre de perto este trabalho, assegurou desde a primeira hora que enquanto dependesse de si a freguesia iria participar nestas iniciativas. "Só temos que aderir à maior festa popular do município e congratular a organização por estas iniciativas que congregam todas as freguesias do concelho", referiu.
Uma verdadeira referência
para a freguesia
O Arco de Martim, que pode ser apreciado na Avenida da Liberdade a partir da próxima semana, tem aproximadamente 17,50 metros de altura por três metros de largura. O amarelo, branco e azul continuam a ser as cores predominantes do arco, as cores do brasão da freguesia, mas este ano existem alguns motivos lilãs para dar ainda mais vida à ornamentação.
O arco, além de estar totalmente coberto com plástico, devidamente ornamentado, tem ao centro a Cruz do Santíssimo Sacramento, como nos tempos passados, 'protegida' por dois anjos, e o Santo António, também a ser adorado por dois anjos. “Apostamos este ano em promover as duas festas realizadas na freguesia e que os martinenses vivem de corpo e alma”, referiram Carlos Mendes e Maria José, o casal que dá vida ao Arco de Romaria.
Além disso, o Arco de Romaria tem, ainda, outra tela que tem escrito Martim, acompanhada do brasão da terra.
Como é já habitual, toda a ornamentação foi feita meticulosamente pela mão daqueles dois martinenses. São eles que há nove anos ajudam nesta tarefa, que fazem com gosto, simplicidade e, claro, muito orgulho. Carlos Mendes e Maria José, que já estão bem treinados nesta tarefa de cortar plástico e fazer enfeites para o arco garantem que o arco que elaboraram é "típico" da freguesia. “Todos os anos tentamos fazer algo diferente. Este ano, para além de conciliar as cores do brasão da nossa terra associamos o lilás que lhe dá muito requinte”, explicaram os responsáveis por esta obra de arte que é composta por 46 quilos de plástico e decorada com mosqueiros e 385 flores.
O casal já dedicou muitos serões, ainda antes da Páscoa, de forma a prepararem o plástico para cobrir a base em madeira. “Fazemos e vamos continuar a fazer sempre este Arco de Romaria. Estamos disponíveis sempre para ajudar a Junta de Freguesia de Martim. Temos muito orgulho de ser martinenses e de contribuir para levar o nome da nossa terra mais longe”, confessaram.
A Junta de Freguesia de Martim aproveita, mais uma vez, para agradecer a disponibilidade e o trabalho a todos aqueles que contribuem para a manutenção desta tradição.
Registo
de canídeos e gatídeos
Toda a informação sobre as licenças e o registo.
SABER MAIS
