As tradições natalícias ainda são vividas com grande intensidade na freguesia de Martim.
O presépio movimentado da igreja paroquial de Martim, que já foi considerado o melhor das redondezas, continua a atrair centenas de pessoas.
A tradição permanece em Martim pelas mãos de alguns martinenses voluntários, que continuam, todos os anos, a transformar o presépio numa realidade e num verdadeiro ‘ex-libris’ da terra.
Os escuteiros do agrupamento 1204-Martim foram ao monte apanhar musgo para cobrir o presépio e alguns martinenses continuam a preservar o presépio, dedicand-se horas a fio na sua construção.
Entre a cabaninha e a viagem dos Reis Magos com os presentes, o presépio também não deixa de fora as diversas actividades típicas da época: o barbeiro, o ferreiro, o carpinteiro, o padeiro, as vacas a ajudarem a tirar água do poço, as ovelhas a pastarem, o moinho a moer a farinha, os homens a apanhar azeitona, a réplica da igreja paroquial, o engenho…e muitas outras actividades marcam sempre presença no presépio movimentado da freguesia.
Com uma moeda de 50 cêntimos, pequenos e graúdos ficam encantados com tanta movimentação, cor e animação. As vacas andam, a água corre, os sinos fazem barulho, o barbeiro corta a barba, o ferreiro aguça o ferro, o carpinteiro serra a madeira, a roda do moinho gira e até os Reis Magos seguem viagem até à cabana onde nasceu o Menino. Tudo ganha vida.
O presépio movimentado é todo construído em madeira e é movimentado com cordas e correias. Apenas existem pequenos motores eléctricos.
Outras iniciativas natalícias
na freguesia
Mas o Natal não é só recordado no presépio movimentado na igreja paroquial.
As crianças da EB1 tiveram, como já é tradição, a oportunidade de receber a visita do Pai Natal e de receber presentes na festa de Natal da escola.
As várias instituições da terra, desde o futebol, passando pelo rancho folclórico, as lutas amadoras e os escuteiros realizam também, por estes dias, as suas tradicioanais ceias de Natal.
Os escuteiros da terra e a Igreja promovem campanhas de solidariedade social para os mais necessitados. Os escuteiros já entregaram roupa, calçado e produtos alimentares e de higiene ao GASC (Grupo de Acção Social Cristã) e à Casa do Regaço, em Barcelos. Neste momento, os escuteiros, ainda, estão a promover outra campanha de recolha de brinquedos, no âmbito do projecto 'Corrente de Sorrisos', para entregar na pediatria do Hospital de Braga.
Como já é hábito, outra tradição na nossa terra é a representação do presépio ao vivo na Missa do Galo, na véspera de Natal, e nas Eucaristias do dia 25 de Dezembro.
Registo
de canídeos e gatídeos
Toda a informação sobre as licenças e o registo.
SABER MAIS